A importância da cultura organizacional para as empresas
- Empresas : 16 de novembro de 2020
A cultura organizacional é algo já conhecido, mas que vem sendo cada vez mais falado na área de recursos humanos e trata-se de um guia, claro e objetivo, onde constam valores, crenças, motivações, missão, entre outros aspectos que compõe a cultura da organização. Também chamado de culture code, é o conjunto de práticas e princípios fundamentais que servem como diretrizes para todos os envolvidos na empresa, ajudando a preservar o DNA da companhia e dos negócios.
Cada cultura organizacional é única e tem a ver com os objetivos e com a imagem que a empresa quer ter. Mesmo com a personalização como característica, um bom culture code deve ter os seguintes aspectos:
• Declaração de missão e propósito da empresa;
• Como trabalhar e conviver de acordo com as concepções da empresa;
• Os valores que a companhia quer praticar no dia a dia;
Esses três pontos são essenciais para tangibilizar a rotina das equipes e guiar as suas decisões. Uma cultura organizacional clara e bem documentada possibilita construir uma marca empregadora forte, gerando identificação imediata com os talentos certos.
Trabalhado desde o momento do recrutamento e seleção, o culture code ajuda o RH a busca com filtros corretos que possibilitem chegar ao candidato que possui fit cultural com a empresa.
Dicas para criar um culture code
1. Mapeie a cultura
A organização pode não ter um culture code, mas certamente tem valores, crenças e uma missão, ainda que não estejam no papel. Faça uma pesquisa interna com os funcionários, questionando-os sobre como enxergam a empresa. Ouvir as pessoas que fazem o dia a dia do negócio é essencial para a construção de um código cultural alinhado às expectativas.
2. Seja coerente
Após fazer uma análise criteriosa sobre a personalidade da sua companhia, é necessário listar os pontos críticos a ser trabalhados, lembrando que a marca deve ser a mesma quando apresentada para dentro e para a fora. O mais importante é usar uma linguagem clara, objetiva e sem rodeios. Não existe um tamanho ou formato certo, cada empresa define o que é melhor.
3. Divulgue com consistência
Quando tiver o culture code finalizado (e revisado), divulgue-o primeiro entre os trabalhadores e depois avance externamente – o texto do seu site, a maneira como se nas redes sociais e qualquer material precisa estar alinhado ao código cultural e ao DNA da empresa.
Cada cultura organizacional é única e tem a ver com os objetivos e com a imagem que a empresa quer ter. Mesmo com a personalização como característica, um bom culture code deve ter os seguintes aspectos:
• Declaração de missão e propósito da empresa;
• Como trabalhar e conviver de acordo com as concepções da empresa;
• Os valores que a companhia quer praticar no dia a dia;
Esses três pontos são essenciais para tangibilizar a rotina das equipes e guiar as suas decisões. Uma cultura organizacional clara e bem documentada possibilita construir uma marca empregadora forte, gerando identificação imediata com os talentos certos.
Trabalhado desde o momento do recrutamento e seleção, o culture code ajuda o RH a busca com filtros corretos que possibilitem chegar ao candidato que possui fit cultural com a empresa.
Dicas para criar um culture code
1. Mapeie a cultura
A organização pode não ter um culture code, mas certamente tem valores, crenças e uma missão, ainda que não estejam no papel. Faça uma pesquisa interna com os funcionários, questionando-os sobre como enxergam a empresa. Ouvir as pessoas que fazem o dia a dia do negócio é essencial para a construção de um código cultural alinhado às expectativas.
2. Seja coerente
Após fazer uma análise criteriosa sobre a personalidade da sua companhia, é necessário listar os pontos críticos a ser trabalhados, lembrando que a marca deve ser a mesma quando apresentada para dentro e para a fora. O mais importante é usar uma linguagem clara, objetiva e sem rodeios. Não existe um tamanho ou formato certo, cada empresa define o que é melhor.
3. Divulgue com consistência
Quando tiver o culture code finalizado (e revisado), divulgue-o primeiro entre os trabalhadores e depois avance externamente – o texto do seu site, a maneira como se nas redes sociais e qualquer material precisa estar alinhado ao código cultural e ao DNA da empresa.