Dicas de etiqueta no trabalho

Você sabia que o ambiente de trabalho também uma etiqueta a ser seguida? Calma, não precisa se assustar, apenas saber que há um manual de bom comportamento no meio profissional, seja ele definido explicitamente pela empresa ou não. O bom senso na maioria das vezes é uma boa orientação, mas é sempre bom reforçar o que se espera das atitudes e postura dos profissionais no ambiente de trabalho. Ah, e isso também vale para os estagiários.
 
Para começar, é preciso prezar pelo princípio da boa convivência, já que a empresa pode ser o lugar de variados perfis de pessoas, então tratar a todos com educação e cortesia é fundamental para um bom clima organizacional. Cuidar da imagem também é extremamente importante, já que colaboradores em exercício de suas atividades profissionais representam a imagem da empresa, então é preciso vestir-se de acordo. Veja mais algumas dicas de etiqueta no ambiente de trabalho:
 
  • Trate a todos com educação
Esse é um princípio básico para todas as situações, mas no trabalho o cuidado precisa ser redobrado. E é para ser educado e gentil com todas as pessoas, tanto com os chefes quanto com os que ocupam cargos hierarquicamente abaixo do seu. Nunca deixe de dizer por favor, obrigada, não interrompa a fala das pessoas, seja educado.
  • Vista-se adequadamente
Ambientes de trabalho costumam ser mais formais, mesmo que não sejam, vista-se de acordo, o que geralmente quer dizer usar roupas mais sóbrias, comportadas, o que vale para mulheres e homens. Mantenha também uma imagem higiênica, com unhas limpas, cheiro agravável e tudo mais.
  • Evite conversas paralelas
É claro que é há momentos de descontração no trabalho, mas é preciso cuidar para não passar mais tempo conversando do que trabalhando. A conversa pode atrapalhar os outros profissionais, atrapalhar na sua produtividade e pegar mal para sua imagem. Mantenha o foco e saiba o limite da inconveniência.
  • Não provoque ou se envolva em discussões
É possível haver alguns conflitos no ambiente de trabalho, mas todos precisam se esforçar para que as situações não cresçam. Brigas e discussões podem arruinar o clima da empresa, além de prejudicarem imensamente os profissionais. Se surgir algum conflito, o ideal é resolver com calma ou levar de uma forma madura ao superior. O principal mesmo é evitar esse tipo de situação ao máximo.
 
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