Dicas para fazer networking online

No mundo profissional, competência e boa formação são fundamentais, mas não são tudo o que é preciso para ter sucesso. Ter uma boa rede de contatos é um outro ponto muito importante para a carreira em todas as áreas de atuação. Os relacionamentos profissionais precisam ser construídos e bem cuidados por meio do networking e o mundo digital está aí para ajudá-lo neste momento.

Network é a construção de uma rede de contatos profissionais que trocam informações e conhecimentos entre si. Isso é importante porque muitas das vagas no mercado de trabalho, até a maioria delas, são preenchidas por indicação. Aquele colega de trabalho ou de faculdade que conhece sua competência pode te ajudar a conquistar grandes oportunidades na carreira, por isso, cuide de seus relacionamentos e invista no networking.

Dicas para realizar networking
  • Saiba usar o LinkedIn
Criado com o intuito de conectar profissionais, o LinkedIn é a rede social mais adequada para alavancar o seu networking. Preencha seu perfil com atenção e comece a criar relacionamentos com pessoas da sua área. Mesmo que não as conheça pessoalmente, é possível se aproximar de profissionais e estabelecer relacionamento, inclusive, enriquecendo seu marketing pessoal. No LinkedIn também são divulgadas muitas vagas de emprego atualmente.
  • Valorize o trabalho de colegas nas redes sociais
Muita gente está usando as redes sociais com alguma finalidade profissional e é importante estar presente e valorizar o trabalho do seu ciclo de contatos para ajuda-los a crescer. Certamente, quando precisar, eles lembrarão de como você foi atencioso e poderão retribuir o favor.
  • Mantenha contato e apareça
Já dizia o ditado: “quem não é visto, não é lembrado”. Por isso, marque presença nas redes sociais (com postura), envie mensagens para seus colegas, esteja presente e faça com que as pessoas se lembrem de você.
  • Esteja disposto a ajudar
Network não é uma via de mão única. As indicações acontecem porque as pessoas estão dispostas a ajudarem umas às outras, então se você espera ser lembrado por alguém, é importante que esteja disposto a fazer o mesmo. Quando tiver uma oportunidade, indique alguém da sua rede de contatos para uma vaga. Mas lembre-se: deve ser alguém da sua rede profissional, que você confia e tem certeza da competência e responsabilidade. Do contrário, se a pessoa for displicente com o trabalho, você pode perder sua credibilidade.
 
 
voltar