Dicas para identificar o perfil comportamental dos candidatos no recrutamento

Os currículos são importantes, mas não são tudo o que os recrutadores observam na hora de contratar, sobretudo, atualmente. Algumas características comportamentais passaram a ganhar mais peso para o funcionamento das organizações, como a capacidade de trabalhar em equipe, o equilíbrio emocional quando é preciso trabalhar sob pressão e muitas outras atitudes que influenciam da performance profissional, às vezes até mais do que conhecimento em uma determinada área.

Dentro desse contexto, o principal desafio dos recrutadores tem sido reconhecer essas características nos candidatos. As hard skills, habilidades técnicas como Excel avançado, nível de inglês e conhecimento em determinadas ferramentas, são mais fáceis de detectar. Já as qualidades comportamentais e sociais são subjetivas e muito mais complicadas de reconhecer.

O primeiro passo certamente é levantar e definir quais são as características mais importantes para enfrentar os desafios da empresa ou da área em que a pessoa irá atuar, pois as competências necessárias podem variar de departamento para departamento. Agora, veja algumas dicas para identificar essas habilidades no recrutamento:
 
Descrição da vaga
Uma boa descrição da vaga, especificando as responsabilidades que se espera da pessoa e até o perfil profissional desejado pela empresa ajuda muito num primeiro momento.
 
Testes comportamentais
Há diversos tipos de testes comportamentais que podem ajudar a ter uma resposta mais específica sobre o perfil comportamental do candidato durante o recrutamento.
 
Entrevistas
Nas conversas com o candidato, com as perguntas certas, o recrutador consegue fazer uma leitura comportamental. O ideal é questionar sobre situações específicas, convidando o profissional a contar como lidou com os fatos e que atitudes tomou na ocasião.
 
Dinâmicas
O uso de gamificação é excelente para simular desafios reais e avaliar como cada pessoa responde a eles. Trabalho em equipe, organização, liderança, inteligência emocional e capacidade de tomar decisão são algumas das soft skills que podem ser avaliadas nesse tipo de dinâmica. Normalmente essas situações geram pressão e evidenciam pontos fortes e fracos.
 
 
voltar