Micro e pequenas empresas podem contratar estagiários: vejas os benefícios e algumas regras

O estágio é a principal porta de entrada para o mercado de trabalho, além de ser uma excelente oportunidade ambientar-se com a vida profissional e colocar em prática alguns dos conhecimentos aprendidos. Mas não são só os estagiários que têm a ganhar com essa modalidade de trabalho, um contrato de estágio pode trazer benefício para as duas partes, inclusive para micro e pequenas empresas.

Os negócios de pequeno porte têm algumas características que podem ser atrativas aos estagiários, pois costumam possibilitar um acompanhamento mais próximo dos gestores e melhores oportunidades de crescimento e efetivação.

Benefícios para as empresas

Para o empreendedor, esse tipo de contratação significa ter a sua disposição uma força de trabalho motivada que, pois a grande maioria dos estagiários está iniciando a vida profissional, por isso, é muito mais fácil para uma organização treiná-lo de acordo com seus processos e cultura do que um trabalhador já com experiência.

Além desses pontos positivos, com a contratação de estagiários, pode-se montar um banco de dados de bons profissionais, que já mostraram sua capacidade e conhecem o funcionamento interno da empresa e podem ser contratados logo após terminarem seus estudos.

Micro e pequenas empresas
O regime de estágio segue as normas instituídas pela Lei 11.788/2008, a Lei do Estágio, que autoriza micro e pequenas empresas a contratarem estagiários. Veja algumas das regras previstas em lei e saiba que o CIEE-ES pode viabilizar todo o processo de recrutamento e contratação:
 
  • É preciso que um colaborador da empresa, com formação ou experiência profissional na área específica, seja responsável por orientar e supervisionar o estagiário;
  • Organizações com 1 a 5 funcionários podem ter um estagiário;
  • De 6 a 10 funcionários: até dois estagiários;
voltar