Aprenda como receber feedbacks no trabalho

O feedback é uma prática comum no mercado e consiste em repassar ao funcionário ou estagiário uma avaliação sobre seu trabalho. Apesar de ser um processo de extrema importância para as organizações, nem sempre o feedback é visto com bons olhos pelos colaboradores, por envolver o recebimento de críticas. No entanto, ser receptivo e saber ouvir com maturidade nesses momentos pode fazer toda a diferença no mercado de trabalho.

Mesmo que ouvi-las possa ser difícil, é possível aprender a lidar com as críticas na vida profissional e pessoal. Para os estagiários, que estão iniciando uma carreira, saber lidar com elas pode ajudar a traçar um futuro de sucesso profissional. E nem só de críticas são feitos os feedbacks, eles também podem ter elogios, afinal, por meio dele o profissional consegue descobrir em que pontos está indo e em que pontos precisa melhorar para alcançar melhores resultados.

Veja algumas dicas de como agir ao receber feedbacks no trabalho:

    Não fique na defensiva
Quando o feedback é negativo, é comum as pessoas ficaram na defensiva, não aceitando o que está sendo dito, buscando desculpas para o que fez, justificando-se demais. Apesar de essa ser uma reação totalmente natural, ela também pode parecer imatura. Por isso, mantenha o controle e seja mais receptivo às críticas; ouça tudo o que a pessoa tem a dizer.

•    Não leve para o lado pessoal
Nem sempre as empresas têm o melhor método de dar feedbacks e isso pode gerar problemas de interpretação.  Portanto, jamais leve o que está sendo dito para o lado pessoal e não comece uma discussão sobre se você concorda ou não com aquele ponto de vista. Apenas pondere o que foi falado e tire dali os verdadeiros pontos que podem contribuir para a sua melhoria como profissional.

•    Faça as mudanças necessárias
Não adianta saber como receber feedback se você não colocar em prática o que  foi apontado. Faça pequenas anotações sobre o que está sendo avaliado no momento do feedback, assim você consegue se lembrar de tudo e criar soluções e projetos para as ideias que foram compartilhadas com você.

•    Siga em frente
Após receber um feedback negativo, é compreensível que você se sinta mal sobre isso. No entanto, tente lembrar que você não é seu trabalho e a avaliação de seu desempenho profissional pelos colegas ou líderes não tem nada a ver com o seu valor como ser humano. Não fique remoendo uma crítica negativa no trabalho nem deixe isso te consumir fora dele. Ouça, absorva, busque melhorar e siga em frente.

•    Agradeça pelo feedback
É preciso encarar o feedback como uma oportunidade de fazer melhor o seu trabalho. Quando eles são positivos, a sensação é muito boa, então agradeça e aceite o reconhecimento por ter feito um bom trabalho. Quando for negativo, agradeça da mesma forma, pois a empresa está te dando uma chance de se tornar um profissional melhor.

 
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