CIEE-ES abre inscrições para o Programa Adolescente Aprendiz
- Estudantes : 27 de março de 2020
O Centro de Integração Empresa Escola do Espírito Santo CIEE-ES, está com inscrições abertas para o Programa Adolescente Aprendiz. Os interessados devem se inscrever, exclusivamente, pelo site www.ciee-es.org.br
As vagas são para cadastro de reserva e os inscritos serão convocados de acordo com a demanda das empresas.
Podem se cadastrar adolescentes entre 14 a 17 anos e 11 meses - no período da inscrição, devem possuir os documentos pessoais como Carteira de trabalho e CPF (não pode ser protocolo), residir nos municípios (Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica e Viana, Cacheiro de Itapemirim, Castelo, Colatina, Linhares , Guaçuí, Guarapari, Nova Venécia, Venda Nova do Imigrante), ou nos municípios próximos atendidos pelas regionais, ser estudantes de escola pública ou que tenham bolsa na escola particular, além de possuir renda per capita (por pessoa da família) de até meio salário mínimo.
A gerente de formação e cidadania do CIEE-ES Roberta Faé, explica que diversos estudantes buscam essa oportunidade para aprimorar seus conhecimentos, sair na frente em oportunidades futuras e obter novas vivências. "Muitas vezes, as empresas optam por pessoas em época de formação, para que adquiram experiência na própria companhia e possam ser moldadas de acordo com o perfil necessário. Os aprendizes optam por iniciar no programa de aprendizagem como um pontapé inicial para ingressarem no mercado de trabalho", ressalta.
Vale ressaltar que o Programa Adolescente Aprendiz se diferencia do estágio, pois é um contrato de trabalho especial; portanto, o aprendiz tem Carteira de Trabalho assinada e todos os benefícios dos demais funcionários registrados, como 13º salário e FGTS.
Sobre o programa
O programa, além de contribuir para o desenvolvimento da autonomia e aquisição de novas habilidades, ainda complementa a renda familiar dos adolescentes que possivelmente não teriam a oportunidade de se qualificar para o trabalho se não fosse através da aprendizagem.
Os estudantes inscritos estarão disponíveis no banco de dados do CIEE-ES para encaminhamento às vagas futuras, terão a documentação analisada quando chamados para participação de entrevistas, análise sociais ou treinamentos realizados pelo Programa Adolescente Aprendiz, porém as inscrições para cadastro de reserva, como o próprio nome indica, não implica obrigação de convocação ou participação do Programa. O (a) candidato (a) deverá aguardar contato telefônico do CIEE-ES, pois a abertura de vagas depende da demanda das empresas parcerias.
A primeira etapa do programa envolve a capacitação teórica, em que os participantes têm aulas no contraturno da rotina escolar, com conteúdo voltados para a formação profissionalizante. Além disso, são realizadas atividades culturais e sociais e também o acompanhamento socioeducativo dos participantes.
Na segunda etapa, os estudantes partem para a aprendizagem prática, que é realizada em empresas parceiras do CIEE-ES, logo após o término da formação teórica. As atividades podem ser de no máximo 4 horas diárias.
Saiba mais
Adolescente Aprendiz
- Regido pela Lei 10.097/2000
- Contrato de Trabalho regido pela CLT.
- Direitos trabalhistas garantidos pela CLT: férias, 13º, salário mínimo hora, auxílio transporte, FGTS de 2% e benefícios quando houver.