Como ir bem nas entrevistas coletivas de estágio

As entrevistas são uma etapa muito importantes e comuns de todo tipo de processo seletivo. Elas podem acontecer de forma online ou presencial, mas o que muitos candidatos não sabem é que elas, além de individuais, também podem ser coletivas.

A adoção da entrevista coletiva acontece, na maioria das vezes, quando a empresa vai contratar um grande número de estagiários ou profissionais, ou o processo seletivo precisa ser realizado com mais agilidade. O fato é que haverá vários candidatos sendo avaliados no mesmo momento e é preciso adotar certas estratégias específicas para se sair bem. Veja algumas dicas a seguir:
 
Prepare-se antes de ir à entrevista

A preparação para a entrevista é um ponto-chave para seguir no processo seletivo. O primeiro passo é pesquisar sobre a empresa que está oferecendo a vaga. Por isso, visite seu site suas redes sociais, veja o que ela vende, quem são seus clientes e qual o foco do negócio.

Prepare também o que deseja falar sobre você na entrevista para que não seja pego de surpresa quando perguntado. Acima de tudo, seja pontual.

Aja com inteligência emocional

Ao contrário do que muitos pensam, inteligência emocional não é uma questão de não sentir raiva ou de não ficar nervoso, mas sim de saber lidar com todos esses sentimentos quando eles surgem. Não é uma tarefa fácil, mas demonstra resiliência e adaptabilidade, duas características muito valorizadas atualmente pelas empresas.
Treine seu psicológico para saber lidar com situações desafiadoras sem perder o controle das suas emoções. Se uma situação de deixar nervoso, não há problemas, seja sincero e organize seus pensamentos para você possa seguir bem na entrevista. O mais importante é demonstrar sua capacidade de lidar com seus sentimentos, não a habilidade de bloqueá-los.

Comunique-se de forma não violenta

A comunicação não violenta é fundamental realizar uma boa entrevista de emprego coletiva. Será necessário interagir com outras pessoas de forma harmônica e saudável. Colocar isso em prática significa expor suas ideias com clareza, mas não tentar forçar sua aceitação aos outros.
Não basta ser gentil e educado, é preciso dar espaço para que os outros colaborem. Ouvir, nesses casos, é muito mais importante do que falar. Uma comunicação mais receptiva vai ajudar em sua avaliação frente aos recrutadores que verão sua capacidade de integração e interação — mas isso não significa que deve ficar em silêncio o tempo todo, ok? Afinal, o contrário também pode mostrar que você é acomodado.
voltar