Dicas para entrar em programas de trainee

Muitos estudantes do ensino superior concluem a graduação e, com isso, também os estágios, então é a hora de dar o próximo passo na carreira. Mas sabia que dá para continuar o processo de crescimento profissional como aprendiz em alguma empresa? Na verdade, essas oportunidades são conhecidas como programas de trainee, que costumam ser ofertados por grandes empresas e oferecem aos recém-formados uma oportunidade única de para se desenvolver profissionalmente e assumir posições estratégias no futuro

Os benefícios de ser trainee são vários: treinamentos constantes, contato com a alta liderança da companhia, prestígio e vínculo empregatício, com direitos e benefícios trabalhistas. Para conquistar uma vaga de trainee o primeiro (e mais básico) passo é ter um bom currículo, que contenha detalhadamente todos os pré-requisitos exigidos pela vaga. E mais do que montar um bom currículo é preciso começar a buscar qualificações para incrementá-lo, como cursos de língua estrangeria e outro conhecimentos.
Veja algumas dicas para entrar em programas de trainee
 
Escolha empresas que combinem com seu perfil
Programas de trainee são comuns em multinacionais e é possível encontrar oportunidades desse tipo em diversos segmentos. Procure por aqueles que sejam de seu interesse.
Se a sua paixão são os cosméticos, ainda que seu curso seja finanças, direito ou comunicação, busque por empresas que atuam nesse segmento. Ter autoconhecimento sobre predileções, motivações e o que o energiza vai ajudá-lo a se engajar nos desafios do processo seletivo e consequentemente a ter uma melhor performance.
 
Busque informações sobre a companhia
Essa dica complementa a primeira. Ao saber qual área deseja atuar, não vai bastar “amar” o assunto. Você terá de ir além. Nossa sugestão é que faça uma varredura em busca de informações sobre a empresa para a qual irá se candidatar. Isso será especialmente importante em algumas etapas do processo e demonstrará empenho e dedicação.
 
Desenvolva as competências necessárias
Embora as vagas de trainee não exijam experiência prévia, há requisitos importantes que precisam ser atendidos. Entenda o que a empresa para a qual está se candidatando busca em um trainee. Para isso, vale a pena até mesmo buscar contato com ex-trainees e ficar de olho nos processos seletivos antes mesmo de estar apto a se candidatar.
Enquanto estudante, invista em sua carreira: faça cursos extracurriculares, aprenda idiomas, faça estágio – que por mais que experiência não seja uma exigência para os trainees, certamente ter estagiado contará pontos.

Tenha paciência e se prepare emocionalmente
Processos seletivos de programas de trainee costumam levar tempo: o processo pode durar até quatro meses e as etapas são várias, como testes online, entrevistas, dinâmicas, painel com líderes e admissão. Por isso, seja paciente e perseverante para conquistar a sua vaga!
 
voltar