Lições da pandemia: as habilidades mais demandas em estagiários e profissionais

O novo coronavírus causou grande impacto mundial, muito além da área da saúde, e as transformações vivenciadas devem traçar uma linha dividindo o mundo antes e depois do Covid-19.  O mercado de trabalho também será impactado, mas será que os trabalhadores e estagiários estão preparados para essa transformação?

As mudanças nas relações trabalhistas já podem ser percebidas. Empresas precisaram repensar seu modelo de negócio para sobreviver à crise, adotando o home office, por exemplo. Com isso, surgem novas demandas, novas habilidades profissionais que a pandemia deixou ainda mais em evidência. Para quem quer ter sucesso no mercado de trabalho atual e do futuro, é preciso conhecer essas habilidades e aprender a desenvolvê-las.

Inteligência emocional
Está relacionada à capacidade saber controlar e expressar as emoções, sobretudo no ambiente de trabalho. Essa habilidade facilita a capacidade de relacionamento do estagiário e ajuda na saúde mental, que já se mostrou tão importante em um mundo com mudanças abruptas, como as provocadas por uma pandemia.

Criatividade e inovação
O que já era necessário antes, a pandemia mostrou que é fundamental. Ter criatividade e pensamento inovador é a única forma de sobreviver à crise e quem tiver essas características será ainda mais valorizados no mercado.

Habilidades tecnológicas
O uso da tecnologia nos negócios tende a aumentar exponencialmente e os profissionais e estagiários precisam ter conhecimento e facilidade de lidar com esses recursos para agregar valor ao seu trabalho. A pandemia mostrou que o futuro do mercado é digital e não há caminho de volta.

Pensamento crítico
É preciso desenvolver a capacidade de avaliar informações objetivamente para determinar o que é – ou não – confiável. São essas informações consideradas confiáveis que devem guiar a tomada de decisão das pessoas nas empresas. 
 
 
 
voltar