Saiba como é avaliada sua habilidade de comunicação nos processos seletivos

Houve um tempo em que se pensava que só alguns profissionais precisavam desenvolver sua habilidade de comunicação, como vendedores, professores e advogados, por exemplo. Mas a verdade é que o mercado evoluiu e hoje a capacidade de comunicação já é exigida em todas as áreas e desde os processos seletivos para estágio.

Isso acontece porque já foi percebido que a habilidade comunicativa pode agregar a qualquer área de atuação, facilitando a exposição de ideias, o trabalho em equipe e contribuindo também com o bom clima organizacional. Sendo uma competência tão demandada, naturalmente ela é avaliada nos processos seletivos, por isso é importante ter conhecimento desse fato para que os candidatos possam se preparar e trabalhar para no desenvolvimento da comunicação oral e escrita desde antes de começar a estagiar.

Veja quais as principais formas de avaliação da comunicação em processos seletivos:

Análise de currículo
Uma das principais etapas de todo processo seletivo é a análise de currículo. Para avaliar a capacidade comunicativa do candidato o recrutador não se limita a apenas encontrar erros de português, mas também fica atento à forma como o conteúdo foi organizado, pois isso mostra a capacidade do candidato em estruturar as informações para apresentá-las a outras pessoas.

Redes sociais
As redes sociais, em especial o Linkedin, também são um ponto de referência para avaliar a forma como o futuro estagiário ou funcionário se comunica. Por isso é necessário tomar muito cuidado na hora de se expressar nesses sites.

Redação
É comum que em algum momento do processo seletivo o recrutador proponha uma redação. Profissionais de diversas áreas precisam passar por essa fase, pois é por meio do texto que o RH consegue avaliar alguns pontos como:
Capacidade de escrita;
Grafologia – análise que permite captar traços da personalidade na letra;
Inteligência emocional – como o candidato se concentra para ter um bom desempenho, paciência e gestão de tempo;

Entrevista
Mesmo já na fase de entrevistas com gestores, a forma como o candidato se comunica é avaliada. Afinal, é preciso saber como ele lida ao falar com outros profissionais, uma vez que existe uma diferença entre escrever e falar, mesmo que na redação já seja possível ter uma prévia a respeito.
O candidato é avaliado desde o início e a capacidade de se comunicar bem, com clareza e coesão é muito importante para qualquer setor.
 
 
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