Você sabe o que é dinâmica de grupo? Veja algumas dicas para demonstrar potencial

Os processos seletivos para contratação de estagiários variam de acordo com as preferências da empresa, mas algumas delas costumam utilizar as dinâmicas de grupo como uma das fases. Se isso acontecer em alguma seleção da qual esteja participando, confira essas dicas para ter um bom desempenho nas dinâmicas e não ser pego completamente de surpresa ao ter que participar de uma.
A dinâmica de grupo existe para possibilitar ao avaliador conhecer o seu perfil comportamental e identificar se você possui as competências desejadas por uma determinada empresa do mercado. A tendência das empresas é adotar atividades lúdicas para a dinâmica. Assim, o candidato age com espontaneidade e fica mais fácil compreender o seu perfil.
A verdade é que não existe uma receita perfeita, pois as dinâmicas são muito variáveis e cada empresa pode ter um critério diferente de avaliação. Mas há algumas dicas possíveis de serem colocadas em prática para que você demonstre potencial durante a interação com os demais concorrentes. 
 
  • Seja autêntico
Essa é a regra número um de quem quer se destacar entre os concorrentes. Cada dinâmica de grupo tem propósitos bem definidos. Enquanto uma pode estar em busca de candidatos extrovertidos com alto potencial de liderança, outra pode focar profissionais com perfil mais analítico e organizado. Por isso, mantenha seu perfil próprio dentro do ambiente profissional para evitar a desclassificação  de um perfil que não é o seu.
  • Participe das atividades
A função da dinâmica de grupo é conhecer melhor os candidatos em situações de interação. Se você não participar, corre o risco de ser eliminado pela falta de informação fornecida aos recrutadores. Aproveite o tempo para trazer informações relevantes, participando de forma inteligente e demonstrando seu potencial.
 
  • Não exagere
A participação nas atividades também deve ter critério e ser feita com bom senso, sem exageros. Não seja aquele que fala o tempo todo e quer aparecer mais do que todos, pois isso vai acabar mesmo é irritando o recrutador e te prejudicando. Mesmo que você seja mais extrovertido, controle-se!
 
  • Estude a empresa
Antes de se candidatar a uma vaga, estude a empresa em questão. Saiba o que ela faz, a que segmento pertence, qual sua cultura. Depois, pense que tipo de profissional essa empresa deve estar buscando. Tendo essas informações em mente você poderá ter mais chances de demonstrar potencial dentro do que está sendo avaliado pelos recrutadores.
 
voltar