Programa Adolescente Aprendiz

O Programa Adolescente Aprendiz possibilita ao adolescente o desenvolvimento de competências básicas para o trabalho e a cidadania. É uma grande oportunidade de formação para o início da vida profissional dos adolescentes e proporciona competências e qualificação para facilitar a conquista do primeiro emprego e inserção do jovem no mercado de trabalho.

Regulamentado pela Lei 10.097/00, para participar do programa o estudante precisa ter a partir dos 14 anos e estar regularmente matriculado e frequentando o Ensino Fundamental ou Médio e a prioridade os que possuam renda familiar, per capta, de até meio salário mínimo. Os selecionados terão formação técnico-profissional metódica, compatível com o desenvolvimento físico, moral e psicológico do adolescente e as atividades serão compatíveis com o curso de aprendizagem no qual ele estiver matriculado.
A primeira etapa do programa envolve a capacitação teórica, em que os participantes têm aulas no contraturno da rotina escolar, com conteúdos voltados para a formação profissionalizante. Além disso, são realizadas atividades culturais e sociais, bem como o acompanhamento socioeducativo dos participantes.

Na segunda etapa, os estudantes partem para a aprendizagem prática, que é realizada em empresas parceiras do CIEE-ES, logo após o término da formação teórica. As atividades podem ser de no máximo 4 horas diárias e o contrato é regido pela CLT, configurando vínculo empregatício, o que significa que o adolescente será remunerado ao longo de todo o programa, além de ter outros direitos trabalhistas garantidos.
voltar